Você está em: Município»Informações do Município

Informações do Município

 

Localizado ao norte catarinense, mais especificamente no Vale do Itajaí, o município de São João do Itaperiú é uma cidade pequena de coração grande.

 

Com pouco mais de 4.000 habitantes e apenas 31 anos de Emancipação Política, São João, como é carinhosamente chamada, é hoje a Capital Catartinense da Carne, título concedido pelo governo do estado em 20 de Janeiro de 2014, em consideração a sua importância econômica com atividades frigoríficas.

 

De colonização açoriana, polonesa, italiana e alemã, sua base econômica consiste em atividades agropecuárias, em especial, o cultivo de banana e arroz produzido em propriedades familiares.

O nome "São João do Itaperiú" é oriundo da junção do santo São João Batista, padroeiro da cidade, e da palavra indígena "Itaperiú", que significa "pedra grande em parte baixa de terreno alagado pelas águas de um rio em forma de 'U'.

 

Com área total de 151,42 km², São João faz divisa com Luiz Alves, Barra Velha, Massaranduba, Guaramirim e Araquari, estando entre e próxima de importantes cidades, como Blumenau, Joinville, Jaraguá do Sul e Itajaí, o que concede ao município ampla vantagem logística para a constituição de todos os tipos de empreedimentos.

 

Anualmente, no mês de Junho, acontece o evento mais importante da cidade: A festa de São João, onde pessoas de todas as cidades da região se fazem presentes para prestigiar a atração ícone em nosso estado: A fogueira de 30 metros de altura.

 

Sua população é muito religiosa, de predominância católica, possuindo cinco igrejas, cada qual com seu santo padroeiro e sua respectiva festa, o que confere ao município o turismo religioso.

© 2024 - Desenvolvido por Lancer