A CÂMARA RECEBE O FUNDADOR DA AMA DE BARRA VELHA PARA FALAR SOBRE A NECESSIDADE E URGÊNCIA DE APOIO AO ATENDIMENTO DE PESSOAS COM AUTISMO

Na sessão ordinária da última segunda-feira (7), os vereadores de São João do Itaperiú receberam na tribuna o Sr. Basílio Silva, fundador da AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas) de Barra Velha. Pai de uma criança com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Basílio utilizou o espaço para reforçar a importância de apoio do poder público municipal à entidade, especialmente por meio da formalização de um convênio que garanta a continuidade e ampliação dos atendimentos especializados.
Segundo Basílio, a demanda por atendimento cresce a cada dia, e muitas famílias, tanto de Barra Velha quanto de São João do Itaperiú, não possuem condições de arcar com os custos de terapias e acompanhamentos. Atualmente, cerca de 50 famílias itaperiuenses dependem diretamente dos serviços prestados pela AMA.
Com três anos de atuação, a AMA tem sido um importante pilar no acolhimento e no atendimento de pessoas com autismo na região, oferecendo suporte não apenas aos pacientes, mas também às suas famílias. O objetivo da instituição é expandir sua capacidade de atendimento e garantir que todos os que necessitam de acompanhamento especializado tenham acesso digno e eficiente.
O apelo feito pelo Sr. Basílio reforça a urgência de parcerias entre o poder público e instituições da sociedade civil, com o propósito de fortalecer a rede de apoio às famílias e assegurar direitos fundamentais às pessoas com TEA. Os vereadores se comprometeram a dar atenção especial ao tema e buscar formas de viabilizar esse apoio o mais breve possível.
Tweetar